Cidade Invisível: o Sucesso Internacional e a Indústria Cultural
abril 09, 2021PP Blog
![]() |
Foto/Divulgação: Netflix |
Cidade Invisível é a recente série brasileira da Netflix cuja principal temática retratada são as lendas do folclore nacional. Em poucas semanas a série alcançou sucesso internacional, sendo esta afirmação comprovada pelo vídeo lançado no canal do Youtube da própria produtora de streaming, o qual o ator Marco Pigossi, protagonista da trama, lê diversos tweets em línguas estrangeiras, exceto inglês.
Durante o vídeo, o que mais chama a atenção é um tweet polonês que, traduzido para o português, dizia que a série é apenas para mentes abertas. Se quiser ver o vídeo completo com todos os tweets, clique aqui. Dessa forma, vamos voltar no tempo e relembrar de momentos em que as produções brasileiras foram reconhecidas internacionalmente e também retomar o conceito de Indústria Cultural que já falamos no texto Jogos On-line e a Comunicação.
O sucesso internacional
Em 1999, aconteceu a 71º edição de premiações do Oscar e a atriz Fernanda Montenegro concorreu à Melhor Atriz pelo papel de Dora, na obra Central do Brasil de Walter Salles. Sua indicação foi um marco para o cinema brasileiro, uma vez que ela se tornou a primeira atriz latino-americana a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Infelizmente, Fernanda não levou a estatueta para casa, mas após aquele evento, o cinema nacional passou a ser um pouco mais reconhecido lá fora. Em 2019, 20 anos após o ocorrido, Petra Costa, cineasta brasileira, havia sido indicada ao Oscar por sua produção Democracia em Vertigem, concorrendo à categoria de Melhor Documentário.
![]() |
Fernanda Montenegro na cêrimônia do Oscar de 1999. Foto: Chris Pizzello |
Nesse contexto, a série Cidade Invisível não recebeu nenhuma premiação (por enquanto), mas conseguiu alcançar diversos países, cerca de 40 a 60, estando entre o top 10 da Netflix de produções mais assistidas. Dentre os países que assistiram a série estão Alemanha, Itália, Estados Unidos e Espanha. Além disso, o criador da série, Carlos Saldanha, já possui sucesso internacional por seus trabalhos como Rio e O Touro Ferdinando, o que colabora para um conhecimento maior da obra. Mas afinal, do que se trata a série?
A trama de Cidade Invisível
A principal temática da série é o folclore brasileiro, tanto é que possui personagens como o boto-cor-de-rosa, saci pererê, cuca, Iara e curupira. Porém, a essência da série está no suspense gerado pela misteriosa morte de Gabriela (Julia Conrard), esposa do policial ambiental Eric (Marco Pigossi) que, desconfiado com todo o contexto em que sua esposa estava introduzida antes de falecer, se vê responsável por investigar todas as pistas que levaram à morte de sua amada e, para isso, ele terá que deixar o ceticismo de lado e perceber que as lendas que costumava ouvir quando criança existem de fato e vivem no mesmo espaço que ele.
![]() |
Foto/Divulgação: Netflix |
![]() |
À esquerda Cuca de Cidade Invisível e à direita Cuca em Sítio do Picapau-Amarelo. Foto: CinePop |
Posto isso, é interessante olhar para essa indústria com uma visão positiva, o qual o folclore brasileiro está sendo conhecido e apreciado por outros países e ao mesmo tempo está sendo “relembrado” no Brasil, pensando no tempo que demorou a surgir outra obra depois de Sítio do Picapau-Amarelo que tratasse desta temática, e também porque, atualmente, as gerações das crianças e jovens estão sendo mais influenciadas pela cultura norte americana, pois da mesma forma que preferem assistir aos filmes dos Vingadores ou fazer um aniversário personalizado com os heróis da Liga da Justiça, talvez essa geração se interesse por fazer o próximo aniversário com a figura do saci ou do curupira e das demais lendas do folclore.
![]() |
Ator Marco Pigossi lendo tweet polonês. Foto: YouTube Netflix Brasil. |
Esse texto foi escrito por Ingrid de Andrade Rolim, aluna do 3º ano do curso técnico integrado em Comunicação Visual. Sob a orientação e revisão da professora Dra. Lícia Frezza Pisa.
Comentários