comédia entretenimento

Após 16 anos de lançamento, o que faz 'The Office' ser uma das melhores sitcoms de todos os tempos?

abril 14, 2021PP Blog

 

Fonte


    No dia 24 de março completou 16 anos que o primeiro episódio da série The Office (disponível na Amazon Prime Video) foi lançado. A sitcom é baseada na série britânica com o mesmo nome, porém adaptada para a versão americana, tanto é que o episódio piloto foi nomeado como The Office: An American Workplace, em tradução livre seria The Office: um local de trabalho americano. Nesse contexto, surge a pergunta: por que mesmo depois de dezesseis anos essa série ainda é lembrada?

     Bom, no texto de hoje abordaremos alguns pontos interessantes que tornaram a narrativa de The Office tão interessante que fez com que ela se tornasse objeto de estudo da OnBuy, sendo eleita a série mais engraçada de todos os tempos. Vem com a gente!


Fonte

Estudo da OnBuy

    OnBuy é uma empresa de marketplace do Reino Unido que executou um estudo com 120 pessoas para provar qual era a série de comédia mais engraçada. Essa pesquisa foi feita por meio da contagem do tempo em que essas pessoas riam durante cada hora assistindo às diversas sitcoms que fazem parte da análise e a vencedora foi The Office, arrancando risadas por cerca de 1 minuto e 45 segundos. Já em segundo lugar, ficou a série Brooklyn Nine-Nine, com 1 minuto e 38 segundos. Se quiser saber mais sobre essa pesquisa, clique aqui. Cabe mencionar um fato que muitos fãs de The Office não sabem: um dos criadores de Brooklyn Nine-Nine é Michael Schur, o ator que interpretou Mose, o primo de Dwight em The Office.

Michael Schur como Mose em The Office à direita e à esquerda
juntamente como elenco de Brooklyn Nine-Nine.
Foto 1, Foto 2, Foto 3.


    Após essas informações, é hora de saber 5 motivos que fazem The Office ser uma série peculiar e tão amada por muitas pessoas.

    1. Estilo documentário

Fonte

    Desde o princípio, a série deixa claro, pelos movimentos das câmeras, que há uma equipe de documentário acompanhando o dia a dia dos funcionários da empresa de papel Dunder Mifflin. Além disso, os personagens utilizam o recurso chamado “quebra da quarta parede” ao falar olhando para a câmera - o mais icônico de todos é Jim Halpert que dá aquelas olhadinhas e faz careta em quase todos os momentos em que está sendo filmado. Um ponto interessante sobre este recurso documental é que, em alguns instantes, há informações que só nós espectadores sabemos, pois certos personagens não tinham conhecimento de que estavam sendo filmados ou que o microfone deles estavam ligados diante da produção do documentário.


2. Dunder Mifflin: a empresa de papel

Fonte
    

    Ao acompanhar o cotidiano da filial Dunder Mifflin em Scranton, somos capazes de entender melhor as relações de trabalho dos funcionários com seu gerente, Michael Scott, que é aquela pessoa nada convencional para o cargo de gerente. O que muitos não sabem é que ele também sofre pressão de seus outros chefes, que se localizam na Matriz da empresa em Nova York. O que é incrível de se destacar são as relações interpessoais dentro do escritório, podemos perceber como os funcionários interagem e se relacionam com as filias de outras cidades, como a de Stanford e Utica. A série propõe momentos para esclarecer isso, como o circuito de palestras que Michael participa e o piquenique entre as filiais.

3. Nova abordagem do ambiente de trabalho

Fonte


    O gerente, Michael Scott, é aquele personagem divisor de opiniões: ou você o ama ou o odeia, pois seu jeito de ser intimida vários de seus funcionários. Por outro lado, ao longo das temporadas, seu arco de personagem muda de forma gradativa e genial, abrindo um espaço para dar destaque aos outros personagens que têm desenvolvimentos extraordinários, como Pam, Oscar, Kelly e Darryl. O que é interessante de observar são as brincadeiras elaboradas no escritório que, talvez, se fossem feitas na vida real, provavelmente muitos funcionários seriam demitidos, porém essa é exatamente a grande mensagem da série, que ao trabalhar  num ambiente que exerce suas funções de forma interativa e lúdica, a filial de Scranton, consegue ser a única entre as outras a se destacar e vender mais produtos da indústria.

4. Romance de Pam e Jim

Fonte

    Às vezes The Office parece estar dentro do gênero dramédia, pois ao mesmo tempo que é bastante engraçado, tem seus momentos dolorosos de drama e, com certeza, quem contribui para essa dor no nosso coração são os personagens Pam e Jim, que provavelmente carregaram a série nas costas, no sentido de serem um dos maiores motivos pelo qual as pessoas querem ir para o próximo episódio. No início sabemos que ambos se gostam, mas há um problema, Pam está noiva e, desde então, uma série de acontecimentos impedem que os dois fiquem juntos. Mas, para a nossa alegria, um dia isso se realiza e desde então a série não poderia ficar melhor.
5. Atores feitos para interpretar os personagens ou vice-versa?

Fonte

    A escolha de atores condiz muito bem com seus personagens. Na verdade, o intuito da produção foi selecionar características dos personagens que se parecem com os atores na vida real, tanto que o nome de alguns atores são também o nome dos personagens. Creed Branton é interpretado por Creed Branton. Angela Kinsey faz Angela Martin, Oscar Nunez faz Oscar Martínez, Phyllis Smith atua como Phyllis Vance.

    E esses foram os cinco motivos. Mas há muito mais a se destacar sobre a série The Office e eu poderia falar mais e mais, porém quis trazer os principais assuntos da série. O que achou?

Conte para a gente nos comentários ou nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/ppifsuldeminas

Instagram: Produção Publicitária (@ppifsuldeminas) • Fotos e vídeos do Instagram

Este texto foi escrito por Ingrid de Andrade Rolim, aluna do 3º ano Técnico em Comunicação Visual e revisado pela Professora Dra. Lícia Frezza Pisa.


 

Referências:

JOE. The Office is officially the funniest sitcom in the world, according to science. Disponível em: The Office is officially the funniest sitcom, according to science | JOE.co.uk Acesso em: 13 abr. 2021.

TEM ALGUÉM ASSISTINDO? The Office é a série de comédia mais engraçada de todas, segundo studo; Confira o top 10. Disponível em: The Office é a série de comédia mais engraçada de todas, segundo estudo; Confira o top 10 (temalguemassistindo.com.br). Acesso em 13 abr. 2021.

BUSINESS INSIDER. ‘Brooklyn Nine-Nine’ Is The Most Underrated Show On TV Right Now. Disponível em: 'Brooklyn Nine-Nine' Review: Best New Show on TV (businessinsider.com). Acesso em 14 abr. 2021.











Semelhantes

Comentários

Popular Posts

Formulário de contato

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

gratuito

atualizado

sem spam