Atualidades Canal de Suez

Atualidades: O canal de Suez e o mundo globalizado

abril 06, 2021PP Blog

   

Canal de Suez. Foto: Wikimedia Commons


    No dia 23 de março de 2021 o navio Ever Given encalhou em um dos pontos mais importantes e estratégicos para a navegação mundial, algo que seria trivial se não fosse a dimensão dos impactos que isso causou no comércio mundial. Fato esse retratado pelos dados do jornal "Lloyd 's List” que indicam que o Ever Given bloqueou cerca de US $9,6 bilhões em comércio por dia, ou então, se realizarmos alguns cálculos, isso equivaleria a US$ 400 milhões por hora ou US$ 6,7 milhões por minuto em prejuízos. Algo assustador, não? Nesse contexto, a importância do canal de Suez se encontra no fato de que essa pequena faixa de água é a principal ligação marítima entre a Europa e a Ásia, o que por sua vez corresponde a cerca de entre 12% e 15% do comércio mundial. Isso, aliado ao fenômeno da globalização, suscita em uma simples questão: como uma tempestade de areia conseguiu causar tantos impactos em torno do grande fluxo de bens materiais e da logística das grandes empresas mundiais no cenário da mundialização? 


Uma equipe de elite está encarregada do desafio monumental de liberar o cargueiro Ever Given Foto: Handout / Via Reuters



Um pouco da história do surgimento do canal


O canal de Suez une o mar vermelho com o mediterrâneo - locais esses que já foram cenários do surgimento e fortalecimento das primeiras civilizações humanas, sendo o local mais estreito ligando a Ásia e a Europa, promovendo um encurtamento das rotas comerciais em detrimento do trajeto alternativo pelo Cabo da Boa Esperança no sul do continente Africano. Esse canal, finalizado em 1869, é fruto da união de empresas francesas e britânicas - resultado de mais de 10 anos de trabalhos e de mais de 1,5 milhões de trabalhadores que, frente à forte intensificação do comércio desses dois continentes, ainda no século XIX e nos séculos seguintes, viram a construção desse canal como uma ótima alternativa, que facilitava não somente as trocas comerciais, mas também fortalecia o crescente mercado consumidor europeu na época. 

A princípio, esse bloqueio no canal de Suez não foi o primeiro desde sua existência. Em 1956, esse local pertencia, majoritariamente, ao governo britânico e foi nacionalizado pelo presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, pouco tempo depois da independência do Egito em 1953. Esse fato gerou a “crise de Suez” e resultou em um grande jogo geopolítico mundial na época, o qual ocasionou uma guerra que, em termos gerais, uniu a União Soviética e os Estados Unidos em plena Guerra Fria na defesa da nacionalização feita por Nasser. Outro acontecimento marcante na história do canal foi em 1967 com a “guerra dos seis dias”, que envolveu Israel e Egito em uma disputa pelo controle da península Sinai.

Já na atualidade, foram inauguradas obras de expansão do canal, o que não evitou o travamento pelo navio Ever Given. No entanto, a importância desse canal só poderá ser diminuída quando a China finalizar o seu ambicioso projeto da “Nova Rota da Seda”, fomentando um caminho mais seguro e fluido para o transporte mundial.


O Ever Given o a globalização


O “simples” fato do encalhamento do navio nos faz refletir a respeito das consequências do fenômeno da globalização, bem como das novas dinâmicas dos enormes fluxos de mercadorias no mundo. No período das grandes navegações, empreendidas principalmente por Portugal e Espanha, os temidos e enormes “monstros do mar” se transformaram em gigantescos navios que transportam cada vez mais e mais bens de consumo. Nessa perspectiva, tal fato pode ser entendido sob dois principais conceitos: a ocorrência da conteinerização e do “just in time”. O primeiro, retrata o fato de que a partir da utilização de contêineres e de navios gradativamente mais gigantescos, o fluxo de mercadorias se estabeleceu de forma mais intensa e de extrema relevância para empresas que dependem da mão de obra, da matéria prima ou da dispersão de seus produtos para outros países. Já o segundo, sendo traduzido para “em cima da hora” ou “apenas na hora”, tornou-se a palavra mágica da logística, a qual estipula a aquisição de determinado produto somente perante a necessidade dele, economizando sobre tudo no armazenamento e na transferência desse estoque. Entretanto, mesmo com essas técnicas revolucionárias empreendidas em escala global, o fato do encalhamento do Ever Given demonstrou a fragilidade e a facilidade com que essas relações podem ser rompidas, fomentando com que empresas estruturam novas técnicas para o fluxo de mercadorias, pois o fato é que o bloqueio do Canal de Suez não será o último entrave para a econômica mundial. 


Ficou interessado em entender um pouco mais a respeito da história e dos impactos que o canal de Suez provocou na história mundial? Aqui vai  uma dica super quente a respeito: Na série “The Crown”, há um episódio na segunda temporada, no qual tematiza a tensão provocada no Egito pela nacionalização do canal pelo então presidente Gamal Abdel Nasser.



Referências bibliográficas: 

SPAGNA , JULIA DI. Entenda a importância do Canal de Suez e como ele pode aparecer nas provas Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/entenda-a-importancia-do-canal-de-suez-e-como-ele-pode-aparecer-nas-provas/. Guia do Estudante, [S. l.], p. 1, 31 mar. 2021. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/entenda-a-importancia-do-canal-de-suez-e-como-ele-pode-aparecer-nas-provas/. Acesso em: 3 abr. 2021.



CANAL de Suez: 7 números para entender o tamanho da crise do navio desencalhado. G1, [S. l.], p. 1, 30 mar. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/30/canal-de-suez-7-numeros-para-entender-o-tamanho-da-crise-do-navio-dencalhado.ghtml. Acesso em: 3 abr. 2021.

NAVIO encalhado no Canal de Suez: por que incidente pode piorar crise econômica global. BBC Brasil, [S. l.], p. 1, 26 mar. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56535868. Acesso em: 3 abr. 2021.



Esse texto foi escrito por Bruno Alves De Oliveira Fernandes, aluno do 3º ano do curso técnico integrado em Comunicação Visual. Sob a orientação e revisão da professora Dra. Lícia Frezza Pisa. 



Semelhantes

Comentários

Popular Posts

Formulário de contato

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

gratuito

atualizado

sem spam