agência comunicação

Técnicas para Criatividade

dezembro 14, 2018PP Blog

 


Você provavelmente já ouviu alguém dizer a seguinte afirmação “fulano é uma pessoa muito criativa”. Muitas dessas falas são registradas como constatações, porém, devemos nos atentar ao fato de que a criatividade não é um dom, ela é uma espécie de ação e com isso precisa ser exercitada constantemente para seu melhor desempenho. O correto então seria identificar uma pessoa criativa conhecendo o esforço por trás daquilo que criou - a criatividade não aparece magicamente. Diferente do que muitos pensam, a criatividade não é uma atividade ligada apenas à criação e publicidade, também deve ser inserida em outros ambientes como um escritório ou comércio, basicamente qualquer lugar deveria possibilitar o desempenho da criatividade. A criatividade, de forma resumida, é resolvermos problemas de formas diferentes e conseguirmos um bom resultado.
Voltando ao escritório, por exemplo, digamos que eles tenham o problema da grande quantidade de produção de lixo em papel, sendo necessário uma solução criativa para esse problema. Pois a solução comum seria apenas jogar fora ou, no mais, mandar para a reciclagem. Mas, e se o escritório fizesse cadernos de rascunho ou até post its com o papel que ainda pode ser usado, seria uma forma de reciclar e ainda alimentar a própria empresa, sendo assim, os dois sairiam ganhando, o meio ambiente e a empresa.
Para ser criativo é necessário trabalho, trabalho e trabalho, soluções brilhantes não vem no chuveiro como todos falam. O que acontece é que você já pensou tanto, exercitou tanto o pensamento, que talvez a ideia pareça ter surgido do nada, mas você já estava pensando nela a muito tempo. Então, para ajudar nesse exercício deixamos aqui alguns passos de uma das técnicas possíveis para trabalhar sua criatividade:

Passo 1 - Incubação
Colete o maior número de informações possível, entre em contato com o problema, seja da sua empresa, seja de um produto, de um setor, tenha uma relação com ele para que seja possível entender melhor sobre - quanto mais dados do problema na sua cabeça, mais repertório você terá para propor soluções.

Passo 2 - Incubação
Aqui há um certo desligamento do problema, onde você descansa e o inconsciente entra em ação, sem barreiras da consciência e seu ego ou superego influenciando (se você não sabe o que é isso, veja esse essa matéria: http://producaopublicitariaif.blogspot.com/2018/10/voce-sabe-qual-relacao-entre-as-teorias.html que explicamos direitinho).  Nesse momento seu inconsciente elabora inesperadas conexões e a partir daí cada pessoa deve descobrir a forma como agir..

Passos 3 - Iluminação
Aqui é onde, depois de todos os processos atrás, você encontra o caminho, você exercita e põe em prática a ideia. Muitas vezes pode até se distanciar da sua primeira ideia, ou a partir dela pode haver uma maior elaboração e lapidação e acabar se tornando uma segunda, terceira ideia, sempre visando o melhor resultado final.

Ainda assim, cada pessoa pode trabalhar seu próprio método de exercitar sua criatividade. Há outras técnicas também, como exercitar o olhar criativo buscando entender o problema profundamente, criar um mapa mental ajuda a associações e encontrar ideias nas intersecções apontadas. Você pode também decompor o problema, alterando e quebrando-o para um novo olhar; por meio de dissociação onde se faz a relação entre coisas distintas visando a solução; por meio de cruzamento, onde trazemos o imaginário para o real, o famoso brainstorm (tempestade de ideias), onde tudo é válido para abrir o leque de possibilidades e propostas.

Agora é só exercitar a sua criatividade!

Autora: Karla Costa

Gostou? Compartilhe com seus amigos.


Semelhantes

Comentários

Popular Posts

Formulário de contato

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

gratuito

atualizado

sem spam