Os 8 p’s do Marketing Digital
fevereiro 28, 2019PP Blog
Ao estudar sobre marketing sabemos das grandes transformações que ele sofreu ao apresentar maneiras cada vez melhores para o consumidor se relacionar com os produtos e serviços, por isso o marketing passou pelas fases 1.0, 2.0, 3.0, 4.0, alcançando o 5.0.
A chegada das mídias digitais fez com que se criassem novas maneiras para atrair a atenção dos consumidores e, para conseguir isso, as áreas de propaganda e marketing não param de trabalhar e inovar.
Assim apareceu o Marketing Digital, onde utilizamos conceitos do marketing para a área digital, no intuito de interagir, despertar e captar novos clientes. Em conjunto com a evolução da internet, no caso a Web 2.0, se tornou um marco importante para uma comunicação direta com essas pessoas, possibilitando além da sua receptividade, o compartilhamento, interação, discussão e participação.
Essa relação permite a criação de um planejamento estratégico, desenvolvimento de inovações e criatividade para se lançar no mercado ou até mesmo expandir. E para esse planejamento, o marketing digital se relaciona com sete estratégias, consistindo no marketing de conteúdo, marketing nas mídias sociais, marketing viral, e-mail marketing, publicidade online, pesquisa online e monitoramento.
E além dessas estratégias, existe uma metodologia para as empresas conhecerem melhor seu público e apresentar o que é relevante para esses usuários. São eles:
1º P, pesquisa: busca conhecer de forma eficaz quem ele pretende que se comunique com sua marca, por meio dos rastros que os utilizadores deixam pela internet, navegando naquilo que é de seu interesse.
2º P, planejamento: com os dados coletados do primeiro P, cria-se um planejamento de marketing digital que deve ser seguido até sua conclusão, porém se houver alterações no trajeto, será necessário notificar toda a equipe, devendo ser especializada para as mídias digitais e, assim buscar soluções.
3º P, produção: é onde se inicia a parte prática da metodologia e a execução do 2º P, é seu controle. Sejam as melhorias práticas, a conversa entre cliente e fornecedor, além do passo a passo do planejamento.
4º P, publicação: além de publicar aquilo que se espera que o consumidor veja, deve-se preocupar em atrair o consumidor por meio de seu histórico na internet.
5º P, promoção: consiste em transformar o consumidor em um veículo, porém é necessário um trabalho preciso para realizá-lo.
6º P, propagação: em relação com o 5º P, é a comunicação através do consumidor, ele é quem propaga o conteúdo da empresa, muitas vezes sendo viral, utilizando as redes sociais, sites e interação.
7º P, personificação: é a micro segmentação do consumidor, cada um deverá ser um segmento. Criando então o relacionamento com o cliente, no intuito de divulgar a empresa nos parâmetros que ele necessita.
8º P, de precisão: baseia-se na coleta dos resultados, apresentando onde é que o plano está funcionando, onde precisa melhorar e também verificar e comparar diferentes resultados para tornar ainda mais preciso o plano inicial (CRUZ, SILVA, 2014).
E essa metodologia é um eterno ciclo do Marketing Digital, tornando cada vez mais preciso seu negócio e obtendo a inteligência sobre seu público, transformando-se em uma economia digital, em que a empresa se reinventa o tempo todo.
REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Vanessa Cardozo. Comunicação e marketing na era digital: a internet como mídia e canal de vendas. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Campo Grande – MS. 2001.
CRUZ, SILVA, Cleide Ane Barbosa da, Lângesson Lopes da. Marketing digital: marketing para o novo milênio. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.7, n.2, Pub.1, Abril 2014.
VAZ, Conrado Adolpho. Os 8Ps do marketing digital: o guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011.
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