DIA NACIONAL DA LEITURA
Hoje é o Dia Nacional da Leitura, 12 de Outubro, data em que pouco se comemora, porém deveria ter o mesmo destaque que muitas outras datas importantes para o nosso país. Instituído no ano de 2009, devido a Lei nº 11.899/09, esse dia tem o objetivo de estimular a convivência da sociedade com a produção literária do país e difundir o prazer da leitura para pessoas de todas as idades. Seja para estudar, informar-se ou, para entreter-se, promovendo o interesse da sociedade perante o hábito de leitura, além de frisar a importância de tal ato para o desenvolvimento social e econômico.
Os benefícios de ler são inúmeros, dentre eles está o aumento do nosso vocabulário, a capacidade de trabalhar com uma interpretação aguçada, o estímulo da nossa imaginação e manter a nossa memória em exercício contínuo. Afinal, qualquer dose de sabedoria e conhecimento são sempre bem-vindos.
Mas, como podemos comemorar esse dia com algo significativo? Os livros possuem gêneros muito variados. O mercado literário está cada vez mais amplo e novas histórias surgem a todo momento. São inúmeras possibilidades para perceber que a leitura é informação e diversão, ou seja, elementos necessários para a comunicação das pessoas. E você pode comemorar esse dia procurando algum gênero que seja seu favorito e deslanchar nas páginas da história escolhida. Os gêneros mais requisitados no Brasil, por exemplo, são os de literatura infanto juvenil, seguido da fantasia.
Para você que é iniciante e quer mergulhar nesse mundo mágico dos livros, deixo uma indicação pertencente a literatura brasileira, de Clarice Lispector, A Hora da Estrela. O livro conduz com originalidade, estilo e profundidade alguns temas sociais e leva o leitor a refletir e apurar sua sensibilidade social.
A obra tem como motivação a trajetória do imigrante nordestino na grande cidade do Rio de Janeiro, onde as personagens da datilógrafa Macabéa e do operário Olimpo, minuciosamente elaboradas, são tocantes, pois através deles abre-se uma perspectiva de pobreza "feia e promíscua" e a simplicidade das vidas tampouco interessantes. São questionados na narrativa os valores da sociedade moderna, o papel social do artista contemporâneo e a própria vida humana.
O desenvolvimento da história transita entre o trágico e o belo, entre ser frágil e sentir-se grande. Clarice Lispector nesta obra traz a solidão, que serve para alertar o quão importante é enfrentar as desigualdades sociais e os enigmas da vida cotidiana. E, além disso, o mais empolgante nessa história é como ela é contada, por isso preste bastante atenção na narrativa e desvende os mistérios de ler um dos maiores títulos da literatura nacional.
No mais, um Feliz Dia Nacional da Leitura a todos! Obrigado por ler até aqui.
Cadu Pereira, aluno do 6° período de Produção Publicitária.
Publicidade e o seu papel na leitura: olhando através do mercado literário
Hoje é o dia da leitura. Talvez você já tenha parado para pensar em quantas leituras você fez hoje? Nesta semana? Ou até na vida inteira? Existe uma infinidade de coisas que podemos ler diariamente, se nos limitarmos meramente aos livros, ainda sim, teríamos mais de 150.000.000 de exemplares que poderiam ser lidos. Com tantas opções assim, temos sempre que definir o que ler e quando ler, mesmo que seja difícil escolher.
Ainda sobre livros, podemos pensar um pouco sobre como as palavras condensadas em páginas e revestidas por uma capa se comportam no mercado antes de chegar até nós.
Você conhece as estratégias de venda dentro do mercado literário?
Muito antes das páginas de um livro alcançarem o dedilhar do leitor, um plano precisa ser arquitetado para que após a impressão e distribuição da obra escrita, alguém esteja disposto a retirá-la das prateleiras das livrarias.
Em 14 de setembro de 2020 o instituto Pró Livro (entidade dedicada a fomentar a leitura e acesso aos livros) lançou o resultado do maior e mais completo estudo sobre os hábitos de leitura no país, detalhando a porcentagem de leitores no Brasil.
O objetivo da pesquisa é conhecer o comportamento do leitor brasileiro, a partir dos cinco anos de idade, medindo a intensidade, forma, limitações, motivação, condições de acesso ao livro – impresso e digital – pela população, orientado para contribuir com as políticas públicas e expandir o público leitor.
Site oficial do Instituto.
Essa pesquisa gerou dados importantes para os profissionais do marketing e da publicidade literária estarem cientes do seu público e ter o objetivo de alcançá-lo é a base de qualquer estratégia de vendas. A pesquisa é uma ferramenta publicitária poderosíssima e um dos meios mais seguros para trilhar uma tática de venda são os números, eles não mentem. Vejamos então os números:
De acordo com os dados da pesquisa, atualmente o Brasil conta com 52% de leitores (ou 100,1 milhões de pessoas), o que representa uma diminuição de aproximadamente 4,6 milhões de leitores em relação à edição anterior da pesquisa, de 2015, quando o percentual de leitores era de 56%.
Site oficial do Instituto.
Para garantir a eficácia desse método é importante não se limitar apenas a uma única informação, quanto mais precisa for a sua pesquisa melhor será a delimitação da campanha que você construirá em cima dela.
Suponhamos que dentro do mercado literário as editoras queiram, através de algum tipo de anúncio comercial, chamar atenção para seu mais novo lançamento, a empresa em questão vai priorizar uma forma de atrair seu público para a sua loja oficial (se tiver) ou para as principais livrarias que ela distribui constantemente. Entretanto, se analisarmos uma loja online especializada em material literário, ela provavelmente dedicaria seu planejamento estratégico totalmente para a sua visibilidade buscando atrair possíveis novos compradores e cativar ainda mais os atuais, e afinal, quem são esses “possíveis públicos”? Voltemos aos números:
O brasileiro leu 1,05 livros por inteiro, contra 1,06 em 2015, enquanto os livros lidos em parte foram em média 1,55 em 2019 contra 1,47 em 2015. Nos três meses anteriores à coleta de dados, 52 milhões de pessoas compraram algum livro, em papel ou em formato digital. Dos que costumam comprar livros, 35% utilizam livrarias físicas, 14% compram em bancas de jornal e revista, 12% fazem aquisições online e 9% procuram sebos, entre outras alternativas.
Site oficial do Instituto.
Vê como os números são bons aliados? Através deles vemos que para a ocasião da editora é possível tentar alcançar 35% do público leitor, enquanto a loja online pode se concentrar em conquistar uma parcela maior dentro dos 12% de pessoas que já estão dispostas a realizar compras online.
Além das pesquisas, existem inúmeras outras formas de se criar estratégias publicitárias para o mercado literário, o próprio incentivo à leitura é uma delas, quando se expande o público consumidor de determinado item é claramente vantajoso para aqueles que o possuem e estão dispostos a vender: “para colher os frutos tem que se plantar a árvore” - Daniel Ambrusi. Por isso, é comum que vejamos livrarias e editoras patrocinando eventos voltados à literatura, além de manter o seu nome registrado no mercado, elas também garantem o incentivo à leitura e, consequentemente, gera resultados positivos no futuro.
Clubes de assinatura, sorteios em redes sociais e o envio de exemplares para pessoas reconhecidas no mundo da leitura também são métodos utilizados hoje em dia, embora eles tenham uma execução diferente, o intuito de manter a visibilidade do livro em alta é o mesmo.
Gráfico que compara a venda de livros de 2015 a 2020 (ufrgs.br/humanista)
Devemos investir na publicidade então?
Cada R$ 1 investido em publicidade gera R$ 8,54 para o PIB.
O relatório foi produzido pela consultoria Deloitte e levou em consideração dados da Kantar Ibope Media, do Cenp-Meios e também entrevistas com 41 executivos de agências de publicidade, veículos de comunicação, anunciantes, consultorias de marketing, institutos de pesquisa e entidades do setor.
economia.estadao.com.br
Vimos através da pesquisa realizada pelo instituto Pró Livro que os números de leitores no país diminuíram nos últimos anos, a propaganda dentro de uma empresa é um fator importante, porém, não é o único. Fatos cotidianos como a crise econômica do país e a falta de incentivos públicos para a leitura prejudicam o crescimento desse mercado. Apesar de investimentos crescentes em publicidade no meio literário, principalmente no cenário digital, todas as estratégias precisam ser estudadas antes de serem aplicadas e é de extrema importância que toda essa forma de comunicação destinada à leitura consiga convencer o brasileiro a, de fato, ler.
Apesar de leitores ainda serem a maioria, houve uma queda no número entre 2015 e 2019. Entretanto, entre crianças de 05 a 10 anos, que estão sendo alfabetizadas, esse número aumentou de 61% para 71% da população. Mulheres leem mais que homens e a porcentagem de pessoas com ensino superior que leem é de 68% — em 2015 esse número era de 85% — enquanto de quem tem apenas o ensino fundamental I (até o quinto ano) é de 49%.
As classes altas, em porcentagem, são as que mais leem, chegando a 67% da população que recebe mais de 10 salários mínimos, enquanto 41% das pessoas que recebem até um salário mínimo são leitoras.”
ufrgs.br/humanista/2021/04/15/os-numeros-dos-livros-no-brasil/
Embora tenhamos atualmente resultados não tão positivos para o mercado literário, uma das formas de reconquistar leitores e de conseguir atrair novos entusiastas para o mundo da leitura é usando a publicidade e a propaganda. Se comunicar com o público e faze-lo enxergar a vantagem que se tem ao poder ler um bom livro, com certeza é um fator decisivo para a saúde da comercialização da literatura e, por isso, um estudo bem elaborado e uma campanha publicitária bem desenvolvida são sem dúvida um bom investimento para tornar o dia da leitura uma data cada vez mais comemorada no brasil.
Filipe Machado Duarte Silveira, aluno do 2º período de Produção Publicitária
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