Start Up Trail é um curso que o Sebrae oferece para professores e foi ministrado nos dias 27, 28 e 29 de setembro na UEMG - Passos/MG.
A prof. Lícia Frezza Pisa, coordenadora do curso de Produção Publicitária, participou e conta um pouco do que foi falado.
Muita gente tem vontade de ter um negócio próprio para ter liberdade, ganhar mais dinheiro, ter autonomia e, para isso, muitos pensam em montar uma Start Up com uma proposta inovadora, ganhar visibilidade e adesão a ponto de despertar o interesse em alguém maior ($) para comprar ou investir nesse negócio. Ser uma Start Up Unicórnio, ou seja, em pouco tempo, com o crescimento acelerado, valer cerca de 1 bilhão, é o sonho de muitos. Mas esse time é para poucos, como Airbnb, Snapchat, SpaceX, Pinterest, Spotify.
Mas enquanto estamos no mundo das ideias, o ideal é pesquisarmos e entendermos se essa ideia é mesmo genial, se é executável, quanto ela vai custar, testar a ideia com um mentor, entre outras coisas.
Para começar, é preciso saber que tipo de inovação o seu negócio vai propor: produto, processo, organizacional, marketing, radical e incremental. Outro fator importante é entender das tendências atuais, que são: Big Data, Crowdsourcing, Frugal Innovation, Finthecs, Soft Innovation e Open Innovation.
A inovação acontece com pessoas, no mercado e na universidade, devendo ser entendida como a tríplice hélice, havendo aproximações entre o Governo, o mercado e as Universidades. Uma aproximação recente são as Fab Labs, no nosso caso, os Media Labs.
Assim, é imprescindível que as universidades trabalhem propostas de inovação e empreendedorismo com laboratórios técnicos, feiras e mostras de inovação, centros de pesquisa, incubadoras, spin off, capital angels, aceleradoras, núcleos de inovação, empresa jr., disciplina de empreendedorismo e concurso de inovação.
Uma das técnicas para ajudar a desenvolver sua ideia e transformar em um projeto é o Tech Canvas, que é uma é uma adaptação do Business Model Generation Canvas voltada para negócios movidos pelo processo Tech – Push (onde a tecnologia direciona o produto e não somente as demandas de mercado) e tem como objetivos: ser visual, ser simples de construir e desconstruir e apresentar em uma única página todo o negócio.
Depois de organizar as suas ideias no Tech Canvas, ir a campo testar sua proposta, conversar com um mentor da área para perceber a viabilidade do negócio, prototipar, você saberá se sua ideia/proposta de negócio terá chances de decolar ou não ou será necessário pivotar. Se for positivo e você não tiver dinheiro para investir, você pode, ao invés de fazer um financiamento, buscar um anjo investidor para transformar sua ideia em realidade. Uma dica para as apresentações, que devem ser rápidas, é utilizar a técnica de story-telling e pitch.
E aí, animou? Vai desengavetar aquela ideia no Tech Canvas e testar sua viabilidade?
Se estamos vivendo em um mundo em que o emprego está diminuindo, devemos pensar em propostas ‘nossas’ de trabalho, pois o trabalho só tende a aumentar.
Mesmo porque o Brasil é um país empreendedor, mas ainda falta muito para ser inovador (Veja o gráfico).
Pensem nisso!!
Imagem: indigo.org.br
Texto: Lícia Frezza Pisa
Texto: Lícia Frezza Pisa
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