eventos

COMversando sobre Marketing digital, conteúdo e comportamento de consumo

setembro 25, 2017PP Blog

COMversando


No último sábado, dia 23/09, o Projeto de Extensão COMversando, do curso de Produção Publicitária do IF, recebeu o professor Eduardo Soares para COMversar sobre Marketing digital, de conteúdo e como tudo isso modifica o comportamento de consumo. Acompanhe pelo texto um pouco do que rolou....
Hoje vivemos um tempo de revolução, em quase todas as áreas, e para encontrar os caminhos é preciso de novos mapas. Por que?
Porque os cenários mudaram, as pessoas mudaram e, consequentemente, o comportamento também. Uma das mudanças mais significativas é que os consumidores hoje são entendidos como prosumidores [prosumer], ou seja, pessoas que consomem e produzem conteúdo. Somos, cada um de nós, um canal de mídia, conectado, postando conteúdo e buscando engajamento.
Outro fator que demonstra uma mudança social, no Brasil, é que 97% da população de 18 a 64 anos está conectada, desmentindo aquele senso comum de que só jovem está conectado e, por isso, é preciso encontrar essas pessoas, gerar interação, conversar, saber o que elas querem.
De todas essas pessoas conectadas, apenas 31% compram online, o que demonstra que ainda há um mercado a ser trabalhado, planejamento e estratégia a serem testadas para gerar venda online.
Mas, mais que vender online, a lógica da publicidade de apenas vender o produto está sendo invertida, justamente por essa nova figura, o prosumidor, pois esse consumidor, que agora tem voz, visibilidade, opinião e é influenciador, quer ser visto pelas marcas como alguém único e sentir-se representado por valores, e é justamente pela ordem do valor que as marcas devem trabalhar para gerar engajamento.
É preciso saber postar, o que postar, quando, como responder para conseguir a atenção do consumidor. Tempo de resposta nas redes deve ser rápido para gerar relacionamento positivo.
Assim, o que se percebe é que é preciso alinhar o relacionamento e pensar o consumidor com a força dos Fs: Friends, Fans, Followers, pois são parceiros, fazem co-criação, participam, defendem a marca, se for preciso e, com isso, o que percebemos é cada vez mais conteúdo emocional, que desperta sentimentos, que promove ações, que mobiliza pelo compartilhamento espontâneo.
Portanto, para estar no digital é preciso compreender o seu negócio, para quem você vende e o que o seu público procura, para entregar conteúdo relevante, gerar atenção e engajamento.



Texto: Lícia Frezza Pisa Imagens: Rodrigo Nascimento e Sabrina Lamounier
Arte: Fernanda Lima

Semelhantes

Comentários

Popular Posts

Formulário de contato

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

gratuito

atualizado

sem spam