É bem simples na verdade, se você pensar no significado das palavras relacionadas a um espelho, por exemplo, você terá o seguinte esquema:
Trazendo isso para o pensamento, percebemos a diferença: um pensamento convergente se encontra num mesmo foco, procurando apenas uma solução, enquanto que o pensamento divergente sai de um ponto e busca vários outros, procurando várias soluções.
Para a publicidade, o pensamento mais adequado é o divergente, pois não há apenas uma solução para um problema, às vezes a solução só é encontrada após várias tentativas e várias possibilidades testadas. “Quando você tem uma ou duas ideias, você não tem nenhuma, quando você tem três ou mais você começa a ter uma”.
Para ajudar nesse exercício, o pensamento divergente tem alguns meios para se chegar a várias ideias e soluções:
Fluência vocabular: produção rápida de palavras.
Fluência ideativa: a produção de ideias livre de restrições em um brainstorm.
Flexibilidade semântica espontânea: produzir ideias variadas de um mesmo ponto, por exemplo, descobrir novas utilidades para um mesmo produto.
Flexibilidade figurativa espontânea: perceber rapidamente alternâncias em figuras
Fluência associativa: capacidade de produzir palavras a partir de uma restrita área de significados.
Fluência expressionista: capacidade de abandono de uma ideia para perceber outra.
Flexibilidade simbólica adaptativa: reestruturar um problema quando necessário.
Originalidade: Capacidade ou disposição de produzir respostas raras, inteligentes e remotamente associadas.
Elaboração: capacidade de fornecer pormenores para completar um dado esboço ou esqueleto de alguma forma.
Parece tudo muito difícil, porém isso tudo são exercícios que você pode fazer que ajudarão a estimular o pensamento divergente e é muito simples, você pode basicamente fazer um brainstorm direcionado. Procure problemas e encontre várias soluções para essas coisas, quem sabe até não consegue garantir um dinheiro? Recentemente a Coca-Cola estava oferecendo um prêmio em dinheiro para a pessoa que descobrisse uma saída para o uso do açúcar na sua composição.
Para ajudar um pouco, dando um direcionamento, propomos um exercício para vocês. Façam e comentem aqui no post ou no nosso Facebook.
Primeiro você precisa cronometrar 30 segundos para cada atividade.
Escreva 10 palavras relacionadas a palavra tempo.
Escreva 20 palavras, associando sempre com a última - a primeira palavra será mercado, e as próximas devem ser relacionadas à palavra anterior escrita, por exemplo, “mercado, carrinho, roda, borracha…”
Proponha 5 soluções para uma pedra no caminho.
E o mais interessante é que você pode fazer isso em qualquer momento com quaisquer palavras e isso te ajudará a construir uma rede semântica para suas ideias e aumentar seu repertório de palavras.
Veja uma série de produtos criados com ideias criativas e divergentes das soluções comuns e convergentes:
Interessante né? Tente estimular seu pensamento divergente, mude o caminho que faz todos os dias, faça as coisas de forma diferente, se penteia o cabelo com a mão direita tente com a esquerda e assim em diante. Ninguém nasce criativo, criatividade é construída no dia a dia com exercício e dedicação.
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Autora: Karla Costa
Referência
BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em Propaganda. 3 ed. São Paulo: Editora Summus, 2004.
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