Música para CVer - Trabalho dos alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Comunicação Visual
outubro 10, 2017PP Blog
O trabalho música para CVer foi proposto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Comunicação Visual para que interpretassem músicas e conseguissem, por meio do outras linguagens visuais, propor uma interpretação.
Pensando em temas transversais que perpassam o cotidiano de maneira geral, foram escolhidas músicas que cantavam certos problemas sociais, como: Rosa de Hiroshima (Vinícius de Morais), Levanta e anda (Emicida), Socorro, Silêncio, Inclassificáveis (Arnaldo Antunes), Pagu, Todas as mulheres do mundo (Rita Lee), No Braseiro (Pedro Luis e a Parede), Flores, Comida, Televisão (Titãs), Geração Coca-Cola e Que país é esse (Legião Urbana), além de colocarem os alunos em contato com referências de compositores e cantores nacionais que eles, provavelmente, não tinham conhecimento.
Desse modo, o trabalho abordou pesquisa sobre contexto histórico, entendimento dos temas das músicas, pensamento crítico e reflexivo, técnicas de criação, técnicas de fotografia, narrativas, intertextualidade, design gráfico, escolha de estratégias comunicativas etc.
Os alunos apresentaram um cartaz com uma imagem representativa da ideia da músicas além de uma narrativa visual por meio de fotografias.
O trabalho abordou além da parte técnica, a discussão sobre o papel do ser humano em sociedade, pois abordou questões feministas, de controle de massa, de conscientização, de política, de cultura, de ética, justiça, trabalho, consumo, direitos humanos, ou seja, trouxe a discussão dos temas transversais proposto pelos PCNs de maneira a serem interpretados e ressignificados de maneira artística na linguagem visual.
Texto: Lícia Frezza Pisa
Imagem: Alunos de Comunicação Visual
Comentários