CALOUROS IFSULDEMINAS

Recepção dos cursos de Comunicação da UEMG e do IFSULDEMINAS

maio 11, 2021PP Blog

 Veja o que rolou na Tela Redonda 07/05

    A Tela Redonda de sexta-feira (07/05) teve a participação de professores da área da comunicação, que apresentaram um panorama geral acerca das expectativas dos cursos de comunicação, da universidade e de como a educação vem se relacionando com a pandemia de COVID-19 no Brasil. A “tela redonda” teve a mediação do Professor Samuel Ponsoni (UEMG) e a contribuição dos convidados Rosângela Borges (UEMG), Heliza Faria (IFSULDEMINAS), Jean Carllo de Souza Silva (UEMG) e Diego Prezia (IFSULDEMINAS).

Imagem: print do evento online  Tela Redonda 2021

   

    Inicialmente, o professor Samuel Ponsoni começou a discussão destacando os diversos desafios com os quais a educação básica e o ensino superior vem lidando durante a pandemia com o ensino remoto, enfatizando, principalmente, as adversidades com a continuidade das mais variadas práticas, presenciais e pedagógicas, necessárias para a formação do discente, do profissional e do cidadão. Nesse contexto, essa discussão foi levada para o centro da roda de conversa no Google Meet, e continuada pela professora Rosângela Borges que se concentrou, majoritariamente, em apontar os agravamentos das mazelas sociais, as quais ela considerou como sendo o aprofundamento de três das principais crises históricas brasileiras: sanitária, política e econômica, o que gerou um cenário extremamente preocupante acerca das relações sociais do professor, do aluno, da universidade e da sociedade. Sob essa perspectiva, esses acirramentos sociais, o alto nível de desemprego, da violência, da alarmante situação de vulnerabilidade alimentar e econômica, vem contribuindo estruturalmente para o fortalecimento de tragédias cotidianas que impactam diretamente a educação e os meios em que ela se estabelece. Além disso, ela continua pontuando o processo de escolarização na pandemia, que evidenciou a importância da experiência e das trocas sociais com o outro para a edificação do conhecimento, mas, sobre tudo, evidenciou para as disparidades sociais que os estudantes são colocados diante a pandemia, em que o procedimento pedagógico não é o mesmo das aulas presenciais. Em virtude disso, em sua fala final, ela destacou a importância da alteridade nas relações entre professor e aluno. 

    Em seguida, nessa mesma linha de raciocínio, o professor Diego Prezia concentrou- se  em discutir o papel social do docente e do aluno perante o cenário caótico da pandemia. Nesse sentido, foi apontado dois grandes papéis, o primeiro representado pelo aluno, que mediante a falta de um espaço escolar e de um suporte psicopedagógico - ainda que precário na maior parte das escolas brasileira - impossibilita o isolamento psíquico desse ser do meio social, haja vista que a principal finalidade desse ato é propiciar um pensar e um estudo com maior objetividade dos acontecimentos históricos e sociais por parte do estudante, o que não é fomentado em um ambiente como a casa, na qual fica nitidamente inviável existir, dentro dessa esfera, esse distanciamento. O segundo, representado pelo professor, que vive constantemente um embate ético acerca de suas funções, uma vez que sua avaliação pedagógica do estudante é extremamente prejudicada no ambiente da pandemia dado que, na maior parte das vezes, o aluno não possui qualquer suporte técnico, emocional ou informacional para realizar suas funções.

Por outro lado, um problema surge como causador dessa instabilidade com a qual a educação vive: a ausência de um letramento digital do professor e do aluno, principalmente em um mundo altamente tecnológico e interligado pelas ferramentas da comunicação, em que o conhecimento é enxergado, dentro do ciberespaço, como entretenimento e não como algo que possui dimensões políticas, éticas, legais, sociais e filosóficas. Nesse ponto de vista, surge a fala da professora Heliza Faria, que dialoga com o fato de que o ensino remoto impossibilita, predominante, as trocas de conhecimento das aulas práticas, que contam com o suporte técnico do professor alí presente, ressaltando, mais uma vez, a dificuldade do estudante, no momento de isolamento físico, em conseguir acompanhar as disciplinas práticas sem os equipamentos necessários e específicos para aquela área. Por isso, essa conjuntura gera um questionamento por parte do estudante no que diz respeito a qualidade de sua formação técnica e no que tange a importância do aprendizado para a sua formação. 

Por fim, a noite terminou com a fala do professor Jean Carllo de Souza Silva que propôs uma reflexão sobre os desafios institucionais da universidade. O primeiro se conecta com o direito de permanência e de acesso ao ensino superior no Brasil, já que em virtude dos constantes ataques ideológicos e do desmonte técnico e financeiro, o ensino remoto propiciou uma maior evasão do ensino superior, em que a possibilidade de acesso ao conhecimento é frequentemente vilipendiado do indivíduo. Tal fato é percebido no recente discurso do Ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmava que o FIES proporcionou a entrada do filho do porteiro na universidade. O segundo desafio se concentra em como transmitir à sociedade a produção acadêmica, mostrando para o meio coletivo como o papel da universidade é vital economicamente e socialmente para a sobrevivência do corpo coletivo.


Interessante, né?

São temas para refletirmos...


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Esse texto foi escrito por Bruno Alves De Oliveira Fernandes, aluno do 3º ano do curso técnico integrado em Comunicação Visual, sob a orientação e revisão da professora Dra. Lícia Frezza Pisa


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