Alunos de Produção Publicitária fazem roda de conversa com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio

setembro 26, 2018PP Blog


Amanda Faria, Thiago Vinicius e Rafaela Lima, estudantes do 4º de Produção Publicitária, com o apoio da professora Lícia Frezza, participaram da roda de conversa com os alunos do 3º ano do curso técnico em Comunicação Visual integrado ao Ensino Médio. Esse encontro aconteceu no dia quatro de setembro e o intuito dessa roda foi apresentar aos alunos a vida universitária, ou seja, como eles devem se preparar, a escolha de um curso de ensino superior, escolha das universidades, a vida em outra cidade, como lidar com esse novo ritmo de estudos e, também, suas experiências cursando Tecnologia em Produção Publicitária no IFSULDEMINAS. Também abordaram questões sobre como lidar com essa nova etapa da vida, conciliando as responsabilidades e a vida pessoal, visto que 15% dos estudantes do ensino superior possui algum quadro depressivo. Os universitários também apresentaram o projeto que estão começando, chamado Coletivo Teia, na intenção de motivar os alunos a explorarem todas as oportunidades durante a vida universitária.
Thiago, que é do Coletivo, comentou sobre essa primeira experiência de roda de conversa: “Participar de rodas de conversa era uma das coisas que sempre me despertaram a atenção. Poder compartilhar experiências e vivências é muito gratificante, com a turma do 3º ano de Comunicação Visual aqui do IFSULDEMINAS não foi diferente. Me senti muito grato por ver como a instituição atua na vida e nas percepções dos estudantes. Consegui ver muita maturidade e vontade no rosto de cada um deles, além de serem comunicativos, eles têm opiniões próprias e se mostram muito curiosos em conhecer cada vez mais o mundo ao seu redor. Acho que desenvolver esses círculos de diálogo se torna cada vez mais essencial no meio acadêmico, uma vez que passamos boa parte da nossa vida transitando por ele”.
A aluna Giovanna Zillio, também deixou seu comentário sobre esse encontro: "O coletivo Teia trouxe diversos assuntos interessantes a serem debatidos que estão em grande destaque na sociedade. Para nossa experiência, alunos de 3º ano, que estamos começando a nossa vida “independente”, foram úteis as conversas que tivemos, já que mostraram relatos pessoais e puderam ajudar a clarear nossas ideias e decisões". Os membros do coletivo Teia também afirmaram que pretendem continuar a roda de conversa com outras turmas e estudantes, trazendo uma visão mais próxima dessa etapa que estão prestes a começar. E no final teve fotinha!





¹ Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Disponível em: < https://www.geledes.org.br/depressao-na-universidade-como-pressao-academica-afeta-saude-mental/>. Acesso: 10 set 2018.

Texto: Amanda Faria.
Imagem: Abner, aluno do 2º ano de Comunicação Visual.


Semelhantes

Comentários

Popular Posts

Formulário de contato

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

gratuito

atualizado

sem spam