Não somos mais intermediários que entregamos algo. Vivemos o negócio do cliente, compreendendo perfeitamente as necessidades e as mudanças que ocorrem no planejamento, que passa a ser algo que se modifica o tempo todo, seja por queda nas vendas, alta nas vendas, pela participação positiva ou negativa na web, gerando buzz, novas ferramentas tecnológicas e interacionais organizando novos comportamentos e abrindo novas funções no marketing digital. E tudo o que for digital deve trazer soluções para os clientes.
O que as agências e profissionais precisam fazer é enxergar e estar à frente do seu tempo, observando as transformações que ocorrem no mundo e na vida das pessoas. Em uma palavra: COMPORTAMENTO.
Uma nova sociedade de consumo transforma as relações entre as pessoas, os objetos e as marcas e muda, pois, adota novos comportamentos, não necessariamente novas ferramentas.
No digital ou pós-digital (LONGO, 2014) a tecnologia não é mais novidade, virou commodity, lugar-comum, todos têm em todo lugar. A tecnologia é ubíqua, não tem como resistir. Sendo assim, compreender como as ferramentas funcionam e fazem o marketing digital funcionar será imprescindível.
Uma coisa a ser compreendida é a questão Pendência x Tendência: as mudanças ocorrem muito rapidamente e se nos detivermos em ficar resolvendo pendências (como visões de curto-prazo), não teremos tempo e nem fôlego de ver e compreender as tendências = ficaremos para trás.
Com a tecnologia novas formas de compreender tendências e negócios mudou:
- grande x pequeno: todos tem oportunidades de abrir novos negócios;
- o cliente nem sempre tem razão: pois o cliente não sabe o que quer. A visão das tendências é que mostrarão o que o cliente quer.
Com a propaganda não é diferente. No início do século XX a propaganda era didática, agora o neuromarketing aponta caminhos de como deve ser a abordagem, o emocional toma lugar do racional. Cada consumidor é um veículo de comunicação.
E como as agências e profissionais de publicidade ficam nisso?
Referência:
LONGO, Walter. Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram. São Paulo: HSM do Brasil, 2014
Texto: Lícia Frezza
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