O instituto Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, realizou sua pesquisa “The Most Influential Brands” para listar as marcas mais influentes em cerca de 19 países e divulgou uma lista com as 10 empresas mais influentes no Brasil no ano de 2016. O top 5 já era esperado ser das empresas de tecnologia e as 8 primeiras pertencentes a grupos ou empresas estrangeiras.
Essas marcas foram avaliadas dentro de 57 atributos, entre eles, os de maior peso na influência, foram: Liderança/Inovação, Responsabilidade Social e Confiança. A pesquisa foi feita via painéis online.
“A influência é realmente importante. É difícil de se conquistar, fácil de se perder”, afirma Steve Levy, Chief Operating Officer da Ipsos Canadá e idealizador do estudo.
O curioso desta pesquisa é ver que de 10 empresas citadas como maiores influenciadoras, apenas duas marcas são realmente brasileiras, sendo ainda as ocupantes das duas últimas posições. A Havaianas que desde 1962 já se encontra presente no mercado brasileiro, foi originalmente pensada com base nas sandálias japonesas Zori e iniciou suas vendas em kombis que rodavam o Brasil todo para venda; hoje, segundo pesquisa, a #9 empresa mais influente. Já a Caixa, criada a mais tempo, desde 1861, se mantém na vida dos brasileiros devido à sua associação com o governo federal, agente responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo Seguro-Desemprego, programas presentes na vida do trabalhador, além dos programas de bolsas, como o bolsa família ou o fies. Mesmo tão presente na vida dos brasileiros, a empresa se mantém na lanterna com a décima posição.
Ainda pode se considerar o brasileiro com síndrome de vira-lata? Aceitando toda cultura estrangeira, principalmente norte-americana, como ideal, como um padrão a ser alcançado?
Se ainda mantivermos o pensamento “O que vem de fora é melhor” será cada vez mais difícil a aceitação de empresas e marcas influentes vindas da própria cultura , com raízes brasucas. Com o país passando por problemas econômicos e situações políticas adversas, as pessoas passam a cobrar liderança e inovação das marcas, a fim de verem mudanças, mas será que estão realmente enxergando as mudanças nas marcas?
E você, o que acha disso? Valoriza as marcas brasileiras? Sabe a diferença e a qualidade delas?
Texto: Karla Costa
Fonte: https://www.ipsos.com.br/pgConteudo.aspx?id=214
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