Você estuda comunicação? Faz publicidade? É design?
Essas perguntas são comuns entre estudantes e até mesmo os que margeiam o profissionalismo na comunicação. Então, primeiro, vamos entender um pouco do contexto e adiarmos o julgamento. Ao referir a contexto, leia-se, o mercado.
O mercado de comunicação sempre foi composto de profissionais que não são profissionais em comunicação por formação. Qualquer empresário pode ser dono de um veículo de comunicação ou um prestador de serviço desse mercado, como gráficas, agências de publicidade, de marketing, assessoria de imprensa, escritório de design, bureau de impressão, produtoras e pós-produtoras de conteúdo para plataformas visuais e audiovisuais.
Porém o texto acelerou e precisamos voltar e comentar algumas questões mais a fundo. Qualquer empresário pode ser dono de um veículo de comunicação, como jornal, revista, tv, rádio ou rede social digital. Assim como os prestadores de serviço desse mercado, que também podem ser administrados por qualquer empresário sem formação em comunicação, gera os chamados sobrinhos. Aqueles que estão curiosos pela tecnologia mais acessível. Câmeras de celular com boa qualidade, facilidade em se ter e manusear os melhores softwares de edição de imagem, vídeo e áudio, retroalimentado em tutoriais de youtube e blogs na internet. É esse mercado, recheado de sobrinhos que temos que lidar. O grande problema do sobrinho
(fica a dica ;-) é que ele entrega que não entende de comunicação em suas ações. Seus processos são os que não passam por uma boa comunicação. Ele se comunica mal, usa as expressões erradas, chama o profissional designer pelo nome da profissão, design. Para o profissional de comunicação, cabe lidar com profissionalismo quando (sempre que) se deparar com os sobrinhos em cargos de grande poder e decisão.
E o que você pode ser nesse mercado de comunicação?
Você pode estudar as teorias da comunicação, e talvez ser um pesquisador para ajudar a compreender e tentar transformar esse mercado de sobrinhos que em algum momento será amplamente profissionalizado.
Você pode estudar ou se especializar em marketing, propaganda, publicidade, jornalismo, relações públicas. E para prestar serviços a essas áreas da comunicação você pode dominar mídias, ferramentas digitais de interação social, fotografia, áudio, vídeo, manipulação de imagem, edição e finalização de áudio e vídeo. Além, é claro de todas as possibilidades que o design tem de atuar como designer visual, de moda, de produto, gráfico, de interiores ou de videogames.
Algumas pessoas às vezes confundem o que é a comunicação com comunicação visual, por exemplo. Comunicação visual é a área da comunicação que forma o designer com habilidades visuais e gráficas.
Assim como o publicitário, o profissional que se forma para trabalhar com propaganda, marketing ou publicidade, também é um profissional de comunicação.
Então, pra não vacilar, comunique-se corretamente, a grande área é a comunicação, as outras, são as especializações.
Texto: Rodrigo Nascimento / Foto: Marcelo Barboza
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