#comunicação #jornalismo

Recepção dos cursos de Comunicação da UEMG e do IFSULDEMINAS Veja o que rolou na Tela Redonda 06/05

maio 11, 2021PP Blog

    

    Na última quinta-feira (06/05) houve a “Recepção da Comunicação”, com o evento on-line Tela Redonda, criado pela UEMG e pelo IFSULDEMINAS, ambas instituições de Passos-MG. O objetivo foi promover uma recepção mais tranquila aos novos alunos dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo e Produção Publicitária.  E claro, nós aqui no blog, não poderíamos deixar esse evento passar sem fazer um resumo dos melhores momentos, então, fique com a gente!

    Com o tema Comunicação e trabalho: conjunturas e perspectivas o bate-papo foi bastante fluido, contando com a participação de professores das duas instituições de ensino e também de ex-alunos que compartilharam um pouco de suas experiências no mercado de trabalho. O encontro foi mediado pelo professor Antônio Carvalho (UEMG), que tem sua formação em jornalismo e possui doutorado em Comunicação e Semiótica. 

Imagem: Professor Tiago Severino (IFSULDEMINAS)

    primeira fala foi do professor Tiago Severino (IFSULDEMINAS), que compartilhou um pouco de sua experiência profissional e pessoal como jornalista. O professor possui graduação em jornalismo e se especializou em jornalismo político. É mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Dentre os assuntos, o professor mencionou a importância de estar aberto para novas oportunidades e, segundo ele, “não é possível estar no mesmo emprego para o resto da vida, como costumamos ouvir de nossos pais ou avós” e como mensagem final, ele comentou que “o profissional de comunicação sempre será importante, mesmo com a plataformização das profissões, tal como os robôs”. Por fim, Tiago concluiu que: “nada substitui o contato humano, o olho no olho”.


    Em seguida, a ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda da UEMG, Mariana Aleixo, contou um pouco sobre seu trabalho como produtora de conteúdo da Polishop. A publicitária destacou que o mercado digital cresceu muito e vem crescendo cada vez mais, por isso é sempre importante estudar e entender essa dinâmica. Além disso, Mariana compartilhou que seu emprego na Polishop foi inovador, pois ela é a 1ª Produtora de Conteúdo da empresa, trabalhando com conteúdo orgânico para as redes sociais Tik Tok e Instagram.

Imagem: Mariana Aleixo (Polishop)

    Na sequência, foi a vez de Júlia Palhardi, ex-aluna do curso de Jornalismo da UEMG, que atualmente é redatora da Agência Gênia. A participante trouxe três reflexões bastante coerentes com o nosso cotidiano: a primeira foi sobre a Síndrome do Impostor, que se caracteriza como um sentimento de inferioridade em relação às demais pessoas. No caso de Júlia, ela relatou essa síndrome em seu trabalho e utilizou uma metáfora, dizendo: “Sabe quando alguém te acena e você olha para trás porque não acredita que é com você?" 
    Sua segunda reflexão está diretamente relacionada com a terceira: o mercado de trabalho e adaptação. A redatora contou que a entrada no mercado de trabalho é muito diferente do estágio, pois no estágio é possível ter o apoio e a orientação dos professores, enquanto no trabalho, estamos sozinhos. Nesse sentido, Júlia finaliza falando sobre adaptação, pois para se encaixar no mercado, ela que é formada em jornalismo, foi necessário fazer um curso de marketing para promover um trabalho melhor.
Imagem: Júlia Palhardi (Agência Gênia)
 
    Na sequência, o ex-aluno a contribuir foi Beto Souza, que também é publicitário formado pela UEMG.  Atualmente ele é supervisor de comunicação na Irmandade da Santa Casa de São Paulo e seu trabalho envolve esferas políticas, empresariais e a própria imprensa. Em vista disso, Beto afirmou o impacto que a pandemia trouxe profissionalmente para as pessoas e ainda refletiu sobre uma visão para esse evento de forma positiva. Nesse contexto, o convidado falou sobre o posicionamento on-line das empresas e como a manifestação social pode ser perigosa nesse sentido, principalmente por causa do efeito manada. Por isso, o profissional concluiu com a frase: “Na internet, ou você é agressivo ou estratégico” e como dica final, ele falou um pouco sobre bolhas sociais, que o aprendizado só vem com a diversidade e a partir disso, as pessoas vão aumentando seus valores profissionais e pessoais.

Imagem: Beto Souza (Irmandade da Santa Casa de São Paulo)

    Encaminhando para o final, foi a vez do Professor Silas Nogueira (UEMG) que tem sua formação em Comunicação Social e doutorado em Ciências da Comunicação. Tendo em vista sua longa jornada acadêmica, Silas fez uma fala chamando a atenção para a importância da formação acadêmica e depois para o mercado de trabalho, colocando-os em uma posição de importância: em primeiro lugar o conhecimento, depois a aplicação dele. 

Imagem: Professor Silas Nogueira (UEMG)

 

     Por fim, antes de abrir para as perguntas, o aluno do curso de Produção Publicitária do IFSULDEMINAS, Flávio Cunha, contribuiu para concordar com a fala de um aluno anterior que disse que o mercado não está adaptado para o profissional, por isso é preciso se reinventar. Além disso, Flávio deixou como conselho para os alunos o ato de guardar todos os trabalhos feitos durante a faculdade, para que eles possam ser comparados no final e analisados como uma forma de evolução e crescimento.   

Imagem: Flávio Cunha, aluno de Produção Publicitária (IFSULDEMINAS)



    E aí, gostou desse apanhado geral sobre a recepção dos alunos ingressantes?

    Pois é, estava imperdível! 



Esse texto foi escrito por Ingrid de Andrade Rolim, aluna do 3º ano do Esino Médio Técnico em Comunicação Visual e revisado pela Profa. Dra. Lícia Frezza Pisa.

 


 

Semelhantes

Comentários

Popular Posts

Formulário de contato

Antes de sair gostaria de assinar nosso feed?

gratuito

atualizado

sem spam