Muito se fala sobre o empoderamento feminino, a mulher ganhando mais espaço, voz e lutando por mais respeito. Mas no mercado, elas é que comandam. Vejamos:
- Nunca em outro período da história a mulher ganhou tanto dinheiro como agora. Sabemos que ainda há diferenças salariais entre homens e mulheres, mas ainda sim, é um avanço;
- Em 1980 as mulheres que ganhavam mais que seus maridos representavam cerca de 17%, em 1997 esse número subiu para 25%, e no final da década de 90 esse número foi para 30%. Isso mostra a crescente ampliação e desenvolvimento do papel das mulheres enquanto consumidoras;
- Estimativa da ONU aponta que metade da população mundial é de mulheres, ou seja, aproximadamente 7 bilhões de pessoas;
- As mulheres são responsáveis pelas decisões de compra tanto em casa, dos filhos, marido, alimentos; como nos ambientes de trabalho;
- as mulheres não comandam apenas o mercado de produtos voltado para elas, mas tomam decisões de compra de modo geral.
Os dados apresentados ajudam a desenhar um cenário muito positivo para as mulheres e para o mercado, que se esforça constantemente para oferecer produtos atrativos e eficientes. Segundo Marta Barletta (2003), especialista em estratégias de marketing para o público feminino, há algumas especificidades para se vender para a mulher:
- As mulheres se tornam mais lucrativas que os homens a longo prazo, pois são mais exigentes, tendem a escolher marcas que já conhecem e, com isso, tornam-se fieis às marcas;
- A mulher é multitarefa pois consegue fazer uma conexão maior entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro e quando está sendo impactada com uma peça publicitária está fazendo outras coisas também;
- O cérebro da mulher pensa em coletividade, por isso busca trocar informações e experiências com quem passou pela mesma situação. Formatos contendo depoimentos, eventos, links patrocinados, promoções etc. em que as mulheres possam compartilhar experiências e encontrar identificação funcionam mais, pois irão promover uma associação das histórias com seus sentimentos e emoções. Por isso, usar uma linguagem com a ideia de reciprocidade, como a campanha Dove Real Beleza, estabelece uma ponte direta para chamar a atenção, pois mostra pessoas comuns com alta autoestima;
- Mulheres preferem produtos com praticidade para o dia-a-dia, com facilidade de uso e que otimizem o tempo, melhorando na organização das suas vidas e nas tarefas cotidianas.
Com essas informações fica mais fácil compreender o perfil da mulher enquanto consumidora e pensar melhor nas campanhas que for fazer ou mesmo analisar as campanhas que são veiculadas.
Até a próxima.
Texto: Lícia Frezza Pisa
Imagem:http://cartaodecredito.me/qual-o-melhor-dia-para-comprar-com-cartao-de-credito/
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BARLETTA, M. Como as mulheres compram: marketing para impactar e seduzir o maior segmento do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
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