A influência dos memes
julho 09, 2019PP Blog
Sua influência é tanta que já é considerado como um papel importante no diálogo digital dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Plataforma Gente, hub de estudos da Globosat, divulgou que 89% das pessoas curtem memes na internet. Mas não podemos confundir com o viral. Geralmente os memes são frequentemente alterados para novos contextos e significados, ou seja, memes são virais, mas nem tudo que é viral é meme.
O especialista em comunicação digital, Fernando Fontanella, diz sobre os memes: “A cada nova alteração ele vai ganhando sobrevida. O potencial que um meme tem, tanto de espalhamento quanto de permanência, vem dessa capacidade de renovação. Quanto mais gente aceitando esse convite para fazer alterações, mais ele tende a se espalhar”.
E os memes já estão tão arraigados em nossa sociedade que foi além de uma simples brincadeira. No estudo de Fontanella, 73% afirmam que já souberam de uma notícia política através de um meme, 57% seguem alguma página só para acompanhar a linguagem, 75% acham que o meme ajuda a aliviar o stress do cotidiano e 46% das pessoas compartilham memes que traduzem seus problemas pessoais. Seguem alguns dados:
Fonte: “In Meme We Trust” – Consumoteca
E com essa nova tendência também acontece a necessidade de inclusão das pessoas nessa nova linguagem, ou seja, 64% se sentem incluídos quando entendem um meme, 66% se sentem mais bem informados quando entendem um meme e 54% acham que meme ajuda a dialogar com o diferente. Porém, apenas 22% dos internautas produzem memes e para a geração Z, chamada de nativa digital, se comunicar com memes é algo natural. Podemos notar que não importa o assunto, o meme se tornou uma ferramenta que ajuda a expressar sentimentos e opiniões.
Matéria chupada: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/05/29/as-mil-e-uma-utilidades-do-meme-no-dialogo-digital.html
Comentários