NOVOS ROSTOS NA PUBLICIDADE
maio 17, 2019PP Blog
Um país tão diverso, onde a maioria da sua população é negra ou parda, a diversidade nos meios de divulgação caminha a pequenos passos.
Você já se perguntou o quanto de publicidade acaba vendo por dia? E em quantas delas vemos a diversidade e a representatividade de negros, mulheres, LGBTQ’s ou deficientes?
Vemos em média cinco mil mensagens publicitárias por dia (pesquisa realizada pela Heads), porém a maioria delas não apresenta o real rosto do nosso país. E mesmo não lembrando todas as mensagens, essa é uma forma de sermos influenciados em relação ao nosso modo de enxergar e entender a nossa sociedade e afeta diretamente os grupos que não se sentem representados, gerando um sentimento de não pertencimento.
A diversidade do povo brasileiro ainda ocorre em ritmo lento, pois quando são representados, a maioria não aparece como protagonistas, mesmo em assuntos mais comuns e cotidianos. Por exemplo: quando são pessoas LGBTQ, o foco são relacionamentos saudáveis; já os negros, quando são reconhecidos, aparecem em funções menos valorizadas, sem contar com os traços negróides, pois ainda priorizam a pele clara e cabelos alisados; e pessoas com deficiência raramente são vistas, aparecem com frequência em comerciais da AACD, Teleton e com discurso assistencialista.
Algumas marcas como O Boticário, Burger King, Natura, Skol, Avon, Netflix, Johnson’s e outras estão cada vez mais trazendo essa diversidade em suas publicidades, porém, algumas marcas acabam sofrendo ameaça de boicote ao apresentar uma visão mais plural (real) da sociedade, como foi o caso do comercial de dia dos namorados da O Boticário (2015), ou o atual comercial de dia dos namorados da Natura e a campanha vetada pelo governo por apresentar a diversidade das pessoas no comercial do Banco do Brasil. Esse último, em específico, gerou um posicionamento contrário do Burger King, que propôs contratar as pessoas do comercial do Banco do Brasil para um comercial da marca. Muitas pessoas acabaram vendo essa atitude como negativa, mas a representatividade é algo que precisa ser mostrado nos meios de comunicação e essas reações negativas acontecem, justamente, pelas pessoas não estarem acostumadas a verem rostos diferentes.
Como já dito anteriormente, a publicidade influencia pensamentos, gostos, atitudes e delimita padrões, ou seja, quando esses grupos ‘minorizados’ aparecem, mesmo que num espaço mínimo, gera estranhamento. Como afirma Isabel Aquino, diretora de planejamento da Heads, “Há uma evolução no pensamento das marcas, mas ela ainda não acontece na velocidade em que se espera. Existe uma grande oportunidade para as marcas contribuírem com a discussão e, ao mesmo tempo, criarem valores e incrementar o negócio. Nada vai mudar se as pessoas não mudarem seus pensamentos, pré-conceitos e julgamentos”.
Fica a dica.
Referências:
ABERJE. Diversidade na publicidade brasileira. Disponível em: < http://www.aberje.com.br/blogs/post/diversidade-na-publicidade-brasileira/>.
B9. Pesquisa sobre diversidade na publicidade mostra que o mercado brasileiro ainda precisa quebrar estereótipos. Disponivel em: < https://www.b9.com.br/101008/pesquisa-sobre-diversidade-na-publicidade-mostra-que-mercado-brasileiro-ainda-precisa-quebrar-estereotipos/>
MEDIUM. 7 marcas engajadas na diversidade. Disponível em: <https://medium.com/neworder/7-marcas-engajadas-na-diversidade-3dadf6c061a6>.
MEIO E MENSAGEM. BK quer recrutar atores de comercial vetado por Bolsonaro. < https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2019/05/03/bk-quer-recrutar-atores-de-comercial-vetado-por-bolsonaro.html>.
MEIO E MENSAGEM. Natura cria campanha de diversidade e internet reage. Disponível em < https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2019/05/14/natura-cria-campanha-de-diversidade-e-internet-reage.html>.
MEIO E MENSAGEM. O impacto do veto do governo a propaganda do Banco do Brasil. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2019/04/26/o-impacto-do-veto-do-governo-a-propaganda-do-banco-brasil.html>.
THINK WITH GOOGLE. Diversidade na publicidade: o que podemos aprender com quem está nessa luta. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/diversidade-na-publicidade-o-que-podemos-aprender-com-quem-esta-nessa-luta/>.
Autora: Amanda Faria
Autora: Amanda Faria
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